![Logo-_Michele_&_Marcilene_sem_fundo_eps[1][1].png](https://static.wixstatic.com/media/c345ce_54005178d8014775a9760b2de063b0c0~mv2.png/v1/fill/w_500,h_500,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/Logo-_Michele_%26_Marcilene_sem_fundo_eps%5B1%5D%5B1%5D.png)
![escrita-branco-Michele-&-Marcilene-sem-fundo-eps[1].png](https://static.wixstatic.com/media/c345ce_2eb7743b61014d77a71cf79322a4b0a0~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/escrita-branco-Michele-%26-Marcilene-sem-fundo-eps%5B1%5D.png)
Saúde da Mulher na meia idade
Use this space to promote the business, its products or its services. Help people become familiar with the business and its offerings, creating a sense of connection and trust. Focus on what makes the business unique and how users can benefit from choosing it.
Saúde da Mulher na meia idade: Climatério / Menopausa
O fim de uma era? Apesar de ainda existir preconceito, mitos e medos quando se fala em menopausa, acredite, essa fase de vida pode, sim, ser vivida de forma que não cause tanto sofrimento à vida dessa mulher que é única e diferente em cada ciclo de vida.
O climatério é o nome científico que descreve a transição fisiológica do período reprodutivo para o não reprodutivo na mulher. O período do climatério abrange a menopausa, que ocorre com a última menstruação espontânea.
Por volta dos 50 anos - varia de mulher pra mulher - para algumas, bem antes, a menstruação, que acompanhou a mulher por grande parte de sua vida, para de bater ponto mensalmente. Isso acontece porque há um esgotamento dos folículos – ou seja -, os óvulos armazenados nos ovários acabam. Portanto, se nenhum óvulo foi liberado, não há menstruação. Com isso a produção do hormônio estrogênio diminui drasticamente, o que para muitas mulheres significa conviver diariamente com sintomas desconfortáveis. A percepção inicialmente é de que se trata de algo assustador, e poderá assim se tornar, mas te digo que não precisa ser dessa forma.
Se você mulher está cansada dessa luta diária de não se reconhecer, de tentar evitar a qualquer custo os muitos sintomas físicos e emocionais que chegam junto com esse período da vida feminina, saiba que você não está sozinha e sim, você pode ter auxílio neste processo. O acompanhamento psicológico nessa fase tem como objetivo auxiliar a mulher a compreender seu momento de vida, ajudá-la a se acolher e a desenvolver autoconhecimento de forma que se permita fazer o que lhe é importante e a ter de volta em suas mãos as rédeas de sua vida.
Ficou curiosa? Entre em contato e marque um atendimento.