top of page
Logo-_Michele_&_Marcilene_sem_fundo_eps[1][1].png
escrita-branco-Michele-&-Marcilene-sem-fundo-eps[1].png

Burnout

Afinal, o que é o Burnout?

Você provavelmente já escutou algo como: "você não pode ficar assim por conta do seu trabalho!" Mas, será que é possível controlar emoções e sentimentos e simplesmente não sentí-la?

 

Iremos conversar um pouquinho sobre Burnout que uma síndrome caracterizada por três dimensões: 

1) sentimentos de esgotamento ou exaustão de energia; 

2) aumento da distância mental do trabalho, ou sentimentos de negativismo ou cinismo em relação ao trabalho; e 

3) uma sensação de ineficácia e falta de realização.

 

Para além das dimensões da síndrome, são muitos os fatores que contribuem para a pessoa a entrar em sofrimento em decorrência desta grande carga mental: 

- Contexto cultural;

- Estilo de vida;

- Sobrecarga de trabalho;

- Ambiente altamente competitivo; e

- Características próprias da personalidade.

 

A Organização Mundial da Saúde reconhece os efeitos do estresse crônico no local de trabalho –remunerado ou não- que não foi gerenciado com sucesso, causado pelo ritmo da atividade desenvolvida como parte de uma doença ocupacional. O trabalho faz parte da vida e da experiência humana do homem. Vivemos atualmente em uma Sociedade Cansada e de excessos. 

 

A pergunta é: por que então algumas pessoas sofrem tanto com o trabalho? Por que algumas pessoas chegam a ter sintomas físicos? Isso ocorre porque muito estão "lutando" contra aquilo que o corpo está sinalizando como algo que muito difícil de lidar. Comentários como: “não se estresse tanto no trabalho”, “você não precisa reagir dessa forma” ou mesmo “pensar positivo” não resolvem. Se fosse simples assim, tantas pessoas não estariam adoecidas. Há casos que são necessárias intervenções medicamentosa associadas à psicoterapia, mudança de hábitos, ajustes na alimentação, exercícios físicos e higiene do sono.  

 

O papel da psicoterapia nesta fase é o de ampliar o campo de visão para que a pessoa se reposicione e aprenda estratégias de enfrentamento através do autoconhecimento. 

 

Gostaria de marcar uma avaliação para conversarmos? Entre em contato e marque um atendimento.

bottom of page