top of page
Logo-_Michele_&_Marcilene_sem_fundo_eps[1][1].png
escrita-branco-Michele-&-Marcilene-sem-fundo-eps[1].png

Luto

  •  Como lidar com a dor diante da perda de quem amamos.

“Impensável morrer

Impossível aceitar

Improvável não sofrer

Inevitável ser feliz

Imperdível o tempo por aqui…

Inesquecível é o Amor. “  (Arantes, A. C., 2022, p.9)

Apesar de sabermos que a morte é um fenômeno natural e fazer parte da biologia de todo ser vivo, na grande maioria das vezes, não estamos preparados para o momento da despedida. As respostas a este evento tão dolorido podem reverberar em nossas vidas não só na esfera  emocional, como também nas esferas: física, social e espiritual afetando nosso dia a dia e exigindo uma nova postura diante da vida que agora se apresenta. 

O luto assim como praticamente tudo na nossa vida não é uma ciência exata, cada pessoa tem o seu tempo de elaboração, momentos de muita tristeza, raiva, solidão, negação vão acontecer e é importante acolher e vivenciar todas essas emoções. A dor que sentimos neste momento está diretamente ligada ao afeto e à relação que tivemos com a pessoa que se foi.

O que vai diferenciar o luto considerado “normal” para um luto patológico é o tempo de duração, a sua intensidade e o prejuízo causado no dia a dia. Existem infinitos motivos para passarmos por um processo de luto, desde os mais corriqueiros como a perda de um emprego, uma mudança de cidade, o término de um relacionamento ou de um ente querido que ainda está vivo mas passa por alguma doença terminal e/ou degenerativa. Temos ainda o luto chamado invisível, que é o que muitas mulheres sofrem diante de uma perda gestacional  ou natimorto, sendo esse o luto mais solitário enfrentado pelas mulheres.

Elaborar o luto não é esquecer a pessoa que partiu, muito pelo contrário, é falar sobre ela, sobre lembranças sobre os sonhos não vividos e ressignificar os sentimentos. Nem sempre conseguimos lidar sozinhos com esse sofrimento e a terapia oferece um espaço acolhedor onde podemos falar livremente dos nossos sentimentos, sem pressão ou julgamentos, desta forma, auxiliando na elaboração do luto.

Se você está passando por este momento tão difícil, saiba que podemos oferecer o apoio psicológico para que possa elaborar o seu luto.

Quer saber mais, entre em contato conosco.

bottom of page