top of page
Logo-_Michele_&_Marcilene_sem_fundo_eps[1][1].png
escrita-branco-Michele-&-Marcilene-sem-fundo-eps[1].png

Depressão

Uma tristeza que não passa ou será que tenho depressão?

Você deve estar se perguntando, afinal como sei quando é uma e quando é outra?

Adversidades no dia a dia, frustração e decepção como romper um relacionamento afetivo, a perda de um ente querido, ser dispensado de um emprego, são exemplos de motivos que podem entristecer. A tristeza mostra que algo que é importante está se perdendo ou se afastando; embora ruim, é um sentimento normal e não afeta a sua produtividade. Mesmo triste, você consegue fazer as tarefas simples do dia a dia.

Mas como saber se a tristeza é, na verdade, um caso de depressão? Conhecer as diferenças ajuda a entender o que você está sentindo e saber quando procurar ajuda profissional.

Enquanto a tristeza dura algumas horas ou até alguns dias, a depressão, sem o tratamento certo, pode durar meses ou anos e limitar muito a qualidade de vida de quem a possui. Para a pessoa depressiva: ficar o dia todo deitado na cama ou realizar uma grande conquista passa a ser indiferente.

Diante de um quadro de depressão, a pessoa tende a acreditar que nada mais faz sentido, de que não vale a pena tentar algo diferente. A depressão traz a falta de energia e o estado de ficar preso em eventos que trouxeram sofrimento, sem conseguir ver além e desfrutar aquilo que traz alegria hoje. Um sentimento ruim que não passa e afeta vários aspectos da vida: saúde, trabalho, relacionamentos, família e vida social. Em casos mais sérios, pessoas com depressão podem ter ideação suicida.

Nem mesmo frases de efeito daqueles que lhe são próximas e que tentam ajudar: "pense positivo”, “você precisa reagir" não surtem efeito devido o corpo estar quimicamente alterado. Se fosse apenas uma questão de mentalizar positivamente ou de “boa vontade”, uma grande parte da população não estaria deprimida.

É importante você saber que a depressão tem tratamento e, na maioria dos casos, cura. Então, se acha que pode estar com o problema, o melhor é procurar um profissional da área da saúde. O tratamento geralmente é realizado através de psicoterapia e em alguns casos, com medicamentos e a inclusão de hábitos de vida mais saudáveis que incluem: uma rotina com exercícios físicos, mudanças na alimentação e higiene do sono para que o corpo consiga ajustar-se novamente.

Se você está sentindo um vazio existencial, já não encontra muito sentido nas coisas que faz, saiba que não é necessário viver desta forma. É no espaço da psicoterapia que você encontra um ambiente acolhedor para te ajudar nessa fase tão difícil.

Marque um horário para conversarmos!

bottom of page